terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

COMPANHIA GOL

A Companhia oferece atualmente a mais extensa e conveniente malha de rotas na América do Sul: são quase 900 voos diários para 63 destinos em 12 países. Combinada com parcerias operacionais com empresas estrangeiras, a rede de linhas da GOL está entre as que melhor servem os passageiros em viagem para, a partir ou dentro do Brasil.
Grande parcela dos clientes da Companhia estão voando pela primeira vez: como as tarifas da GOL são muitas vezes competitivas com as das empresas de ônibus, a cada ano mais brasileiros e sul-americanos ganham acesso ao avião, estatisticamente o meio de transporte mais rápido, conveniente e seguro que existe.
As aeronaves Boeing 737-700 e 737-800 Next Generation da Companhia, equipadas com winglets – tecnologia que ajuda a manter ainda mais baixos os custos operacionais –, são parte fundamental da estratégia da GOL de popularizar o transporte aéreo na América do Sul. Com uma frota jovem e moderna, composta pelas aeronaves mais seguras e confortáveis da classe, as operações da GOL são diferenciadas pelo custo reduzido com manutenção e pelo baixo consumo de combustível, o que proporciona à Companhia alta taxas de utilização e eficiência.
Em consonância com os seus objetivos empresariais, a GOL, mais uma vez, revolucionou a aviação brasileira quando adquiriu a VRG Linhas Aéreas, operadora da marca VARIG, em 28 de março de 2007. A aquisição foi um dos passos mais importantes na história da GOL: permitiu que a Companhia expandisse sua cobertura no mercado e capacidade operacional, oferecendo serviços diferenciados para destinos estratégicos com elevado volume de passageiros de negócios.
Olhando para o futuro, a GOL continua a avaliar as oportunidades de expandir suas operações, lançando voos no mercado interno e em outros centros internacionais de alto tráfego na América do Sul e Caribe.
A Gol Transportes Aéreos foi fundada em 15 de Janeiro de 2001 pelo empresário e automobilista Constantino de Oliveira Júnior. A Gol Transportes Aéreos é considerada a primeira empresa do Brasil de low cost, low fare, conceito que significa operação de baixo custo com baixa tarifa. Atualmente a Gol Transportes Aéreos é a segunda companhia aérea do Brasil. A Gol Transportes iniciou seus voos internacionais em 2004 com a rota São Paulo-Buenos Aires. No ano seguinte a Gol Transportes Aéreos passou a voar à cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra. Depois, a Gol Transportes passou a voar para o Chile e Peru. Dentro do Brasil, a Gol Transportes Aéreos também aumentou seus voos para todas as cidades mais importantes do país. Gol Transportes Aéreos (BM&F Bovespa: GOLL3, GOLL4 / NYSE: GOL) é uma companhia aérea Brasileira. Foi criada em 15 de Janeiro de 2001 em São Paulo, Brasil. Atualmente, assume o posto de 2ª maior companhia aérea do Brasil. O conceito "low-cost/low-fare" adotado pela companhia em 2001 (inspirado na pioneira Southwest Airlines) não é mais presente, pois possui preços equivalentes e até maiores a sua principal concorrente, a TAM Linhas Aéreas, que não adota este conceito. Juntas, as duas companhias aéreas possuem mais de 80% do mercado nacional, ao passo que a Gol possui menos de 30% dos vôos internacionais. Seu principal destino fora do país é Buenos Aires, tendo vários voos diários partindo de Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. O primeiro voo da empresa aconteceu em 15 de janeiro de 2001. A companhia é presidida por Constantino de Oliveira Júnior, herdeiro do grupo mineiro Áurea, um dos maiores grupos de transporte de passageiros do Brasil. A Gol Linhas Aéreas Inteligentes fecha o ano de 2001 com prejuízo de 5,4 milhões de reais (maior parte dele devido à crise de credibilidade gerada após os Atentados de 11 de setembro), mas no ano segunite obtém lucro líquido de 3,98 milhões de reais e no ano seguinte a 2002 obtem lucro líquido de 113 milhões de reais. Ao final de 2004, a empresa inicia seus voos internacionais entre São Paulo e Buenos Aires. Obtêm lucro líquido de 317.480 milhões de reais. Faz grande encomenda de 101 aeronaves Boeing 737-800SFP à fabricante americana Boeing. Em 2005 iniciou novos voos com destino à cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra. Se tornou a única companhia aérea brasileira a voar para todas as capitais. Obteve lucro liquido de 513,2 milhões de reais. Em 2006 recebeu o primeiro da encomenda de 101 novos aviões SFP , o Boeing 737-800SFP de Prefixo PR-GTA chegou em Julho de 2006 e foi batizado de Time de Águias para homenagear o time da GOL e tambem, começou a operar voos diários para Santiago, no Chile. No dia 15 de setembro de 2006, a empresa inaugurou o seu Centro de Manutenção de Aeronaves, localizado no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins), na região metropolitana de Belo Horizonte. O motivo desta inauguração foi que a empresa já possuía um razoável número de aeronaves e decidiu fazer a manutenção de seus aviões por conta própria. Em 2007, a empresa iniciou voos para a cidade peruana de Lima. No Brasil a empresa passou a voar para, em março, para Marabá (Pará). Em dezembro, a companhia iniciou voos para Presidente Prudente, no estado de São Paulo, considerada a "capital do Oeste Paulista". No (Acre) que hoje a gol opera com 2 voos diarios para a região acreana que é fã da companhia gol que assumiu a posse logo depois da crise da varig,Em 2007, a Gol alcançou 39,5% de participação no mercado doméstico e 14,2% de participação no mercado internacional de voos, sendo a segunda maior companhia aérea do Brasil. O quadro de funcionários da companhia atualmente beira os 13 mil colaboradores. O lucro líquido da Gol, durante o ano de 2007, foi de R$ 268,5 milhões. No primeiro trimestre de 2008, contudo, o lucro líquido teve queda de R$ 74 milhões. Em 28 de março de 2007, a Gol comprou da VRG Linhas Aéreas, também conhecida como a "nova Varig", por US$ 275 milhões, vencendo a disputa pela compra da companhia com a empresa chilena LAN. Foi anunciado o fim do serviço de primeira classe naquela empresa, bem como planos de incorporação de aeronaves à sua frota. O negócio foi fechado por U$ 320 milhões, sendo que o pagamento foi feito, em parte, com 10% do caixa da Gol (U$ 98 milhões), a entrega de 6,1 milhões de ações preferenciais emitidas, que representam 3% do total de papéis da companhia e o compromisso da Gol de honrar R$ 100 milhões em debêntures (títulos de empresas), já emitidos pela VRG ("nova" Varig). A Gol deixou sua antiga razão social, GOL Transportes Aéreos S.A., e tornou se junto com a Varig uma só empresa, a VRG Linhas Aéreas S.A., depois que o processo de fusão com a Varig deu-se como encerrado.
Também em 2009 foram assinados code-shares com a AeroMexico, companhia aérea líder no mercado mexicano, a Iberia, empresa dominante nas rotas entre Brasil e Espanha, e a American Airlines, a norte-americana com o maior número de frequências para o Brasil. Este último acordo inclui a integração dos programas de milhagem SMILES, da GOL, e AAdvantage, da American. Em 2010, foi a vez de anunciar um acordo semelhante com a Delta Air Lines.


PRINCIPAIS EXECUTIVOS A GOL vem aumentando, desde 2007, suas atividades de Alianças, com o objetivo de dar suporte às operações da companhia e garantir aos clientes a segurança e a confiabilidade de voar com empresas de alto padrão de qualidade.
Desde 2005, a GOL mantém um acordo de code-share com a Copa Airlines (Panamá). Em abril de 2009, assinou um acordo comercial com o grupo Air France-KLM, que inclui a integração dos programas de milhagem SMILES, da GOL, e Flying Blue, da Air France-KLM, e a efetivação de um code-share.


TIPO DE EMPRESA O modelo de negócios da GOL é baseado em estruturas, sistemas e controles que privilegiam a qualidade dos serviços, a alta tecnologia, a segurança e a padronização da frota, bem como a motivação e a produtividade de sua equipe. Com foco constante na redução de custos, a estratégia da Companhia é pautada no crescimento rentável, por meio de uma estrutura de baixo custo e alta qualidade no atendimento ao cliente. Através deste modelo de negócios, a GOL revolucionou a indústria aérea brasileira e se tornou uma referência no mercado internacional
 MODELO DE GESTÃO Atuava trasportando a classe C, diminuindo o preçp das passagens aéreas para atrair clientes. A GOL esta com dois tipos de aviões para diminuir os gastos na manutenção, ao contrario da empresa aérea TAM que tem mais 10 tipos de aviões diferentes. A gol mudou a alimentação para gastar menos tempo na limpeza e mais espaço retirando a cozinha e ocupando mais poutronas.

PROJETOS DA GOL A Gol, Linhas Aéreas Inteligentes, tornou-se a nova parceira do Projeto, possibilitando a participação do primeiro grupo de crianças do Rio de Janeiro. A Gol atenderá demandas que estão em sua rota contribuindo significativamente para a ampliação do número de crianças beneficiadas que estejam em tratamento em outros estados.
A Companhia recebeu famílias e voluntárias em sua nova sede, próxima ao Aeroporto de Congonhas. A visita foi emocionante tendo envolvido todos os funcionários que prepararam funcionários que prepararam diferentes atividades para este encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário